NEUROPSICOLOGIA

 

Neuropsicologia é uma ciência que une a psicologia e a neurologia com o objectivo de estudar as relações entre o cérebro e o comportamento humano. Entre as principais contribuições desse ramo do conhecimento estão os resultados de pesquisas científicas para elaborar intervenções em casos de lesão cerebral quando se verifica o comprometimento da cognição e de alguns aspectos do comportamento.

 

O que faz um Neuropsicólogo?

Um Neuropsicólogo é um profissional com formação superior em psicologia, especificamente na área da Neuropsicologia ou com uma pós-graduação nesta área. O Neuropsicólogo estuda a inter-relação entre o funcionamento biológico (extracto neuronal) e psicológico dos fenómenos. O Neuropsicológico, tal como o psicólogo cognitivo, estuda a linguagem, a motricidade, a percepção, a atenção e a memória mas dedica uma especial atenção à localização cerebral e funcionamento neuronal destas capacidades.

 

Qual a diferença entre um Neuropsicólogo e um Neurologista?

O Neurologista é um médico - possui uma formação superior em medicina e especializa-se em Neurologia - e como tal observa o funcionamento cognitivo de um ponto de vista mais estrutural, recorrendo a conhecimentos sobre o sistema nervoso e biológico do corpo e encarando os problemas como uma doença ou perturbação, que geralmente necessita de medicação ou de técnicas médicas para ser tratada.

Como tal, os seus instrumentos de avaliação passam geralmente pelas técnicas radiológicas (RX, TAC, ECG, PET scan) ou pelo exame físico dos pacientes, e a sua intervenção baseia-se geralmente através da prescrição de fármacos que regulem o funcionamento neurológico do sujeito.

O Neuropsicólogo não é um médico, mas um profissional com formação superior em Psicologia e específica em Neuropsicologia, pelo que recorre a técnicas de avaliação psicológica (testes e provas neuropsicológicas) e a sua forma de intervenção passa sobretudo pela estimulação cognitiva, tentando melhorar o funcionamento das funções afectadas.

Tal como acontecia entre o Psicólogo e o Neuropsicólogo, ainda que com abordagens, métodos e formas de intervenção diferentes estes profissionais trabalham frequentemente em equipa visando o mesmo objectivo comum: o bem estar do paciente.

Faça já a sua Especialização em Neuropsicologia Clínica!