Direcção

Prof. Doutor Rui Manuel Carreteiro

PSICÓLOGO - NEUROPSICÓLOGO - PSICOTERAPEUTA
Professor - Investigador - Escritor - Empresário
www.ruicarreteiro.pt

 

Rui Manuel Carreteiro, nasceu em Lisboa a 2 de Junho de 1979.

Frequentou o curso geral (CSPOPE) do agrupamento científico-natural, da Escola Secundária de Gago Coutinho (Alverca).

Tendo terminado o 12º ano no ano de 1997, concorreu ao Curso de Psicologia no mesmo ano, tendo ingressado na Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Lisboa com uma média de 17,53 Valores.

Em Janeiro de 2001 é convidado para desempenhar as funções de Director Comercial da firma CQ Conta, uma empresa que presta serviços na área da contabilidade, informática, recursos humanos e multiserviços

No mês de Outubro de 2001, participa no Encontro Internacional "Percursos no Feminino: Saúde e Psicopatologia da Mulher", realizado a propósito do Porto 2001 .Neste congresso apresenta a investigação - Representações cognitivas acerca do cancro da mama: Estudo exploratório em mulheres com diferentes formações e carreiras profissionais -, da qual foi co-autor.

Ainda no ano de 2001 inicia o Estágio Curricular na Clínica da Juventude - Departamento de Pedopsiquiatria do Hospital de D. Estefânia, em Lisboa, em funcionamento nas instalações do Parque da Saúde (ex-Hospital de Júlio de Matos).

Em 2002 termina a sua licenciatura em Psicologia, na variante Clínica de orientação Dinâmica com uma média de 15,11 Valores e continua a colaborar enquanto Psicólogo Clínico na Clínica da Juventude, através do seguimento de casos clínicos. Inicia então a sua actividade profissional enquanto Psicólogo Clínico dando consultas em várias clínicas .

Em Setembro de 2002 termina o seu - Estudo Exploratório sobre a Concepção de Depressão - um estudo pioneiro relativo à forma como as pessoas encaram aquela que já foi considerada a "doença" da sociedade actual. Com base neste trabalho escreve o livro - O que é para si a Depressão que viria a ser a primeira de muitas obras.

Em Novembro de 2002 conjuntamente com o Dr. Carlos Céu e Silva (Psicólogo Clínico), funda a Associação OLHAR - uma instituição sem fins lucrativos, com o apoio da AMI, que visa o apoio psicossocial a toda a população. Integra então uma equipa multidisciplinar de técnicos, perecendo e sendo convidado para membro do Conselho Científico desta Associação na qual desempenha ainda a função de Presidente do Conselho Fiscal.

Entretanto estabelece várias parcerias e escreve para vários jornais e revistas, entre os quais o Semanário Vida Ribatejana, no qual, durante vários anos, foi responsável por uma crónica de psicologia clínica, a revista Fitness, com a qual colaborou no âmbito da psicologia do desporto, o Portal Psicologia.pt  e o Portal da Psicologia, com a publicação de vários textos.

Já foi convidado a falar em alguns programas televisivos, nomeadamente das estações SIC,  TVI e RTP, e já colaborou para vários jornais e revistas de carácter nacional - Correio da Manhã e revista Sábado são alguns dos exemplos da sua colaboração pontual.

Em Outubro de 2003 cria a Clínica de S. Pedro, na qual, com uma equipa multidisciplinar de técnicos de saúde, passa a disponibilizar uma diversidade de especialidades médicas e serviços de saúde para toda a população. A partir de Janeiro de 2005 cria o actual INSTITUTO DO CONHECIMENTO  da qual a Psiclínica® faz parte, bem como outras marcas registadas.

Em 2007 funda o Instituto Nacional de Psicologia e Neurociências, desempenhando o cargo de Presidente do Conselho Dirigente, Presidente do Conselho Científico e Professor.

Em Setembro de 2007 atinge o Grau de Salamanca (Grado de Salamanca) em Neuropsicologia Clínica com a classificação de Sobresaliente "Cum Laude" pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Salamanca e em Novembro do mesmo ano atinge a Suficiencia Investigadora (reconhecimento da capacidade de investigação científica autónoma) pela mesma universidade. Atualmente conta com Doutoramento em Neuropsicologia Clínica pela Universidade de Salamanca (Departamento de Psicologia, psicobiologia e Metodologia das Ciências do Comportamento).

Realizou também Doutoramento em Psicologia Clínica pela Universidade de Lisboa, concluido com Distinção e Louvor.

É também Licenciado em Gestão pela Universidade Aberta, sendo membro efetivo da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contase possui o Certificado de Aptidão Profissional de Formador emitido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional. É Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos da qual é Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Especialista em Psicologia da Educação.

Desde cedo que se encontra ligado a várias instituições internacionais, nomeadamente: International Neuropsychological Society, Associacion Castellana y Leonesa de Neuropsicología, Colégio Oficial dos Psicólogos, International Integrative Psychotherapy Association, International Federation for Psychotherapy, European Confederation of Psychoanalytical Psychotherapy e American Pychological Society, entre outras.

Paralelamente à sua formação académica, o Prof. Doutor Rui Manuel Carreteiro é ainda professor de artes orientais, sendo Presidente do Conselho Dirigente e membro do Conselho Técnico do Instituto Nacional Tao Budo, uma federação da qual foi fundador em 1999. Encontra-se também filiado na Associação Portuguesa de Acupunctura e Disciplinas Associadas (APA-DA), cujo presidente é o conceituado Dr. Pedro Choy e à Wordl Tai Chi Chuan Federation. Possui Cédula de Técnico de Exercício Físico emitida pelo Instituto do Desporto de Portugal.